Obejtivo é intensificar ações no verão para combater novo tipo de vírus da dengue
Com um mapa de risco da cidade em mãos, agentes da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil deram início, na Terça-Feira (9), ao uso do fumacê na zona sul do Rio de Janeiro. O cronograma prevê a passagem de carros nas ruas de São Conrado, da Gávea, do Leblon, do Jardim Botânico, da Lagoa, do Humaitá, de Botafogo, da Urca, de Copacabana e da Glória.
Agentes de saúde com aparelhos portáteis também aplicarão o produto em oito comunidades, onde os automóveis não conseguem circular: Mangueirinha, Dona Marta, Parque da Cidade, Vila Canoas, Ladeira dos Tabajaras, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho e Morro dos Cabritos.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Ambiental da secretaria, Elizabeth Proença, o objetivo da Prefeitura é intensificar as ações para o verão.
- O uso do fumacê de forma direcionada, com base nesse mapeamento, é uma novidade que vem sendo implantada não apenas no Rio, como também em outras capitais. A gente está buscando intensificar as ações de forma oportuna antes do período de maior transmissão, que é o verão. Ou seja, com vistas à prevenção.
Este ano, as ações têm um inimigo a mais para combater. Segundo Elizabeth, surgiu este ano a presença de um vírus da dengue que não circulava na cidade desde a década de 80 como um preocupador a mais.
- Muitas pessoas ainda não eram nascidas naquela época e, portanto, não tiveram contato com esse tipo de vírus, o que as torna mais suscetíveis a adoecer.
O número de pessoas infectadas pela dengue este ano é inferior ao mesmo período de 2009. O último índice de infestação do município acionou o alerta para os bairros da Lagoa, do Humaitá e do Jardim Botânico. Segundo Elizabeth, a densidade do vetor nesses locais, no fim de outubro, era maior do que o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Fonte:
Super Rádio Tupi
Foto: Domingos Peixoto - Ag. O Globo

QUE BOM,PARABÉNS A PREFEITURA
ResponderExcluirmuito bom mais tem que passar no rio todo
ResponderExcluir